SOBRE A PREMIAÇÃO

Apesar de sua natureza SIMBÓLICA a organização tornará o Prêmio Quíron de alguma forma atraente para justificar uma disputa saudável realizando preliminarmente as seguintes ações:

- A criadora do prêmio (GaeA - Grupo de Apoio em Eventos Astronômicos) se compromete a dar destaque especial na divulgação, em seus canais de comunicação, de atividades das 10 (dez) entidades premiadas nos 2 (dois) anos após o anúncio dos vencedores, de forma gratuita.

- A criadora do prêmio se compromete a dar destaque das mesmas 10 (dez) entidades em mobilizações e compromissos nacionais e internacionais que ela coordena, a saber:

a) Relatório Anual de Atividades da Sección de Enseñanza e Divulgación de la Astronomía - Reporte feito a cada ano para a Liga IberoAmericana de Astronomia (LIADA) apresentando as atividades das entidades brasileiras. A participação nesse relatório divulga o nome da entidade para membros da comunidade astronômica de 23 países;

b) Dia Internacional do Asteroide (Asteroid Day) - A criadora do prêmio é coordenadora no Brasil dessa mobilização sancionada pela Organização das Nações Unidas e tem autonomia para criar materiais com destaque para os premiados participantes que poderão ser divulgados para 190 países;

c) Censo Brasileiro de Instituições Astronômicas - Com sua primeira edição concluída em 2018, os resultados do censo serão atualizados a cada dois anos e repassados para a União Astronômica Internacional (IAU) com destaque para as 10 premiadas que serão mencionadas como as mais produtivas do país.

Mesmo sendo de natureza simbólica a organização também se compromete a tentar, até o anúncio dos vencedores, formas de materializar o prêmio sem apelar para a utilização de quaisquer verbas de origem pública.

A organização também deixa claro que este prêmio não oferece qualquer margem para mobilizações ou votações populares. Métodos e táticas de votações ou mobilizações populares geralmente usados por fã-clubes do mundo do entretenimento na busca de prêmios para seus ídolos não terão qualquer valor. Recomendamos aos participantes que canalizem esses gestos e o tempo de seu pessoal nas atividades para ajudá-los a conquistar o prêmio. A Astronomia agradece.