PONTUAÇÕES - Condições gerais

Os critérios de pontuação que serão expostos neste regulamento não são para criar obstáculos inconvenientes mas foram criados principalmente para inibir fraudes. As pontuações geralmente estão vinculadas às etapas de organização e realização das atividades ou da confirmação de registros observacionais.

As regras de pontuação e bonificação se dividem em:

- CATEGORIAS DE EVENTOS - Nelas são encontradas diversas opções de atividades para divulgação da Astronomia. A maioria das atividades se divide em duas fases: DIVULGAÇÃO (o que a entidade precisa fazer para ganhar pontos ao anunciar a atividade) e de RESULTADOS (o que a entidade precisa fazer para ganhar pontos após a realização da atividade). Apesar de cada tipo de atividade ter a sua particularidade, a regra geral é que o material de divulgação dos eventos tenha especificado detalhes para o público e que na fase de resultados todas as atividade tenha comprovação através de imagens. Essas imagens, salvas aquelas que possuem especificações particulares, precisam ser panorâmicas. Selfies, poses de visitantes ou de representantes de entidades não serão pontuadas. Se for constatada a repetição intencional das imagens para atividades diferentes a entidade será DESCLASSIFICADA.

- CATEGORIAS DE REGISTROS E OBSERVAÇÃO - Nelas são encontradas diversas opções de registros técnicos de observação. Note que muitas dessas opções para ganhar a pontuação precisarão cadastrar seus registros observacionais em páginas reconhecidas nacional e internacionalmente sobre cada categoria. DIVULGAR OS REGISTROS APENAS NO SEU CANAL DE COMUNICAÇÃO MUITAS VEZES NÃO SERÁ SUFICIENTE.

- CATEGORIAS DE MOBILIZAÇÕES - Nelas são encontradas opções de mobilização e configurações celestes que darão bônus de pontuação SOMENTE AOS EVENTOS (registros e observação não terão esses bônus). De uma maneira geral os bônus serão concedidos apenas para 1 atividade por mobilização. ATENÇÃO! Em caso de datas coincidentes a entidade participante deverá organizar um evento para cada mobilização a fim de conseguir seus respectivos bônus.

- BÔNUS DE PARCERIAS - Aqui são encontradas as condições para adquirir bonificações se seus eventos e registros observacionais forem realizados em parceria com outras entidades.

- BÔNUS DE DONATIVOS - Aqui são encontradas as condições para adquirir bonificações se seus eventos tiverem a opção de receber donativos para repasse a instituições de caridade e serviço social similar.

- BÔNUS DE MÍDIAS - Aqui são encontradas as condições para adquirir bonificações se seus eventos e descobertas tiverem o acompanhamento de veículos de mídia.

IMPORTANTE: conteúdos ou imagens enviadas por inbox ou na timeline do GaeA ou de seus membros NÃO terão qualquer efeito de pontuação, mesmo que tenha feito dezenas ou centenas de atividades no período de vigência do prêmio. Para valer a pontuação as atividades devem estar publicadas em SEUS PRÓPRIOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO.

O fato de algum membro do GaeA estar presente num desses eventos NÃO garante pontuação. As publicações devem obedecer este regulamento independentemente dos membros da equipe organizadora estarem participando.