PRÊMIO QUÍRON - O que é

O Quíron é uma premiação SIMBÓLICA a ser oferecida às entidades de Astronomia para estimular a produtividade no registro de observações técnicas e na realização de eventos de divulgação. Também tem o objetivo de reconhecer o esforço dessas entidades com a forma mais justa possível, criando métodos que inibem fraudes.

As edições do Quíron serão quinquenais (realizadas a cada cinco anos) aproveitando a comemoração do aniversário de fundação do GaeA – Grupo de Apoio em Eventos Astronômicos, organizadora do prêmio. A primeira edição ocorrerá no ano em que o grupo completará 10 (dez) anos de existência (2019) e as edições posteriores serão realizadas a cada 5 anos de existência da entidade.

No caso de encerramento das atividades do GaeA antes de uma próxima edição qualquer entidade astronômica poderá requisitar os direitos de realização das edições posteriores se houver interesse.

O Quíron é uma premiação de origem PARTICULAR. A organização do prêmio não pretende de forma alguma adotar ideologias, políticas, clientelismos ou favorecimentos para subsistir e procurará manter a neutralidade em todas as etapas da premiação. Também não pretende utilizar recursos públicos porque a organização entende que tal uso devem ser para fins mais importantes.

Serão premiadas as 10 (dez) entidades astronômicas que mais pontuarem conforme os critérios adotados por esta organização. Diante da falta de recursos para a confecção dos troféus os que serão expostos durante a divulgação do prêmio são apenas ilustrativos e correspondem às seguintes colocações:

1o. lugar – Quíron de Diamante
2o. lugar – Quíron de Platina
3o. lugar – Quíron de Ouro
4o. lugar – Quíron de Prata
5o. lugar – Quíron de Bronze
6o. lugar – Quíron Azul
7o. lugar – Quíron Branco
8o. lugar – Quíron Laranja
9o. lugar – Quíron Vermelho
10o. lugar – Quíron Verde


O Quíron trabalhará com sistemas de pontuação. Cada tipo de atividade de divulgação e registros técnicos de observação valerão uma pontuação que geralmente estará vinculada, respectivamente, ao seu formato e à frequência. Como a organização do prêmio não possui efetivo suficiente para visitar todas as entidades astronômicas e verificar fisicamente suas atividades, os participantes devem divulgar todas as suas atividades de pesquisa e divulgação em seus canais de comunicação durante a vigência do prêmio.

Para que uma entidade tenha chances de estar entre as 10 premiadas será necessário que sua pontuação total de atividades em 2019 supere os 2.000 (dois mil) pontos. Se o número de entidades for insuficiente para preencher o ranking das 10 premiadas, ou seja, se menos de 10 entidades com maior número de pontos tiverem conseguido atingir a pontuação geral mínima de 2.000 pontos a organização poderá cancelar os prêmios para as colocações que não forem preenchidas.

Quaisquer entidades amadoras de pesquisa e divulgação astronômica poderão participar: associações (clubes e grupos), observatórios, planetários, projetos de divulgação e pesquisa de Astronomia. Pessoas físicas (indivíduos) NÃO poderão participar a não ser que estejam vinculadas a alguma entidade, projeto particular ou pessoa jurídica.

As entidades NÃO precisam se inscrever. A organização do prêmio divulgará uma lista de todas as entidades cadastradas onde seus representantes possam verificar e atualizar seus dados. Essa lista tem origem no censo brasileiro de instituições astronômicas iniciado pela organização em 2016 e concluída em 2018.

Somente entidades astronômicas brasileiras poderão participar. As atividades precisam ser realizadas e registradas em território nacional. AS ÚNICAS EXCEÇÕES serão a apresentação de trabalhos em congressos e similares sediados em outros países durante o período de vigência para pontuação ou expedições para acompanhamento de fenômenos astronômicos. Essas participações deverão ser registradas conforme os critérios apresentados para cada categoria de atividade.

Tudo o que as entidades precisam fazer é manter seus veículos de comunicação atualizados com suas atividades. As atividades que terão pontuação serão aquelas realizadas no período de 01/01/2019 a 31/12/2019.

A organização trabalhará com o seguinte cronograma:

01/01/2019 a 31/12/2019 – período de realização das atividades pelas entidades astronômicas;
01/01/2020 a 15/01/2020 – período para que as entidades concluam suas publicações sobre as atividades realizadas em 2019;
16/01/2020 a 30/06/2020 – período de avaliação das atividades pelos organizadores do prêmio (O CONTEÚDO DA DIVULGAÇÃO E DOS RESULTADOS DE TODAS AS ATIVIDADES DO ANO DEVE ESTAR ARMAZENADO EM SEUS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO);
a partir de 30/06/2020 – divulgação dos premiados

Obs.: a divulgação dos premiados poderá sofrer eventual atraso considerando o grande número de associações e equipamentos astronômicos existentes no país e o volume de atividades a ser avaliado.

O Prêmio poderá ser cancelado por motivo de força maior, caso os membros da organização percebam que algum quadro político, econômico, social ou de saúde criem condições desfavoráveis.